Hipertensão arterial
A hipertensão arterial é uma doença, caracterizada pela elevação dos níveis da pressão arterial. Todas as pessoas, mesmo as sadias, apresentam variações dos valores da pressão, porém, quando estes se encontram persistentemente elevados, podemos estar diante de um hipertenso.
Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de hipertensão primária aquela em que há outra doença motivando o aumento dos níveis a pressão arterial, como pode acontecer com algumas doenças endócrinas, cardiológicas e renais. Pode parecer estranho, mas habitualmente a hipertensão não trás sintomas, ou seja, podemos ser portadores e sentir absolutamente nada. Por isso é considerada um mal silencioso.
Todas as pessoas, independente da raça, idade e sexo, podem se tornar hipertensas. No entanto, o mais comum é que a doença surja após os quarenta anos, geralmente em pessoas que se encontram acima do peso e que sejam sedentárias. Ter parentes hipertensos também confere maior chance a alguém de se tornar um, ou seja, a doença tem também base genética.
A boa notícia é que se tratada de forma adequada e precocemente, a grande maioria das complicações causadas pela hipertensão pode ser evitada. As principais são o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame ou AVC, o infarto do coração e a insuficiência renal. Mas para isso, é preciso que as pessoas criem o hábito de verificar com regularidade sua pressão arterial, pois esperar pelos sintomas pode ser tarde demais.
Hoje existem medicamentos muito eficientes para o controle desta doença. Muitos têm poucos efeitos colaterais e pode ser tomada uma única vez ao dia, facilitando a adesão ao tratamento. Contudo, medicamentos é parte do tratamento. Mudar hábitos de vida, comer de forma correta, praticar atividades físicas com regularidade e deixar o tabagismo são medidas igualmente importante.