Consulta Cardiológica

A procura pelo cardiologista pode acontecer por vários motivos, que vão desde a prevenção até para o tratamento de doenças altamente complexas. De acordo com o contexto, o cardiologista poderá conduzir a consulta de maneiras diferentes, sempre com o objetivo de oferecer o melhor tratamento para o seu paciente.

Em uma boa consulta, sempre há algumas etapas a serem seguidas. A primeira, e mais importante, é a anamnese, momento em que o médico ouve o paciente sobre suas queixas e faz algumas perguntas para complementar seu raciocínio. É neste momento também em que os hábitos de vida e os antecedentes, pessoais e familiares, são questionados. Após esta etapa se faz o exame físico. Neste momento, em que o paciente é examinado, o cardiologista avaliará os sons do coração, dos pulmões, medirá a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Após a anamnese e o exame físico o médico fará as hipóteses diagnósticas e pedirá os exames pertinentes, que na maioria das vezes serão avaliados em um segundo atendimento (retorno). É preciso deixar claro que nem toda consulta cardiológica precisa ser acompanhada de um eletrocardiograma (exame que avalia a atividade elétrica do coração). Apesar dele ser feito muitas vezes, nem sempre o eletrocardiograma é o exame adequado para todos os pacientes.

Como dito acima, dependendo da queixa do paciente, a consulta médica não seguirá o mesmo padrão. Consultas de segunda opinião, por exemplo, já são acompanhadas na maioria das vezes de exames subsidiários (laboratoriais e de imagem), normalmente previamente solicitados por outros profissionais, que deverão ser avaliados na primeira consulta.

De todo modo, o mais importante é que durante a consulta se estabeleça uma relação de confiança entre o médico e o paciente, para que as queixas possam ser exploradas com cuidado e as opções de tratamento, quando necessário, apresentadas ao paciente. Vale lembrar que, atualmente, a opinião do paciente é parte central nas decisões tomadas pelos médicos, sendo que é papel do profissional deixar o paciente confortável para expor suas dúvidas.